

Fabricação/Manutenção
Instrumentos Musicais

koyott
Meu nome é Juarez, trabalho com madeira há muitos anos. Comecei aos 8 anos de idade com meu pai que era marceneiro. Eu ficava mais por conta dos acabamentos e no mais o auxiliava em todas as outras funções como: dobrar, serrar, colar, montar os móveis, etc. Aos poucos fui adquirindo experiência e tomando gosto por aquilo, que até então era somente obrigação. Fui conhecendo as madeiras, aprendendo a me dar melhor com as máquinas que usávamos, até começar a trabalhar para mim mesmo, fazendo armários, mesas, cadeiras, camas, vários tipos de móveis. Trabalhei por conta própria como marceneiro durante um bom período da minha vida e como já tinha bastante habilidade em trabalhar com máquinas e todo tipo de madeiras facilitou muito para partir para profissão que exerço atualmente, Luthier.
Começou da seguinte forma, tenho um irmão que na época já trabalhava como Luthier, que por sinal já era um excelente profissional na área. Às vezes, quando ele estava apertado fazendo os instrumentos ou dando manutenção, eu o ajudava, pois além de entender de madeiras, máquinas e ferramentas, eu achava sensacional aquele trabalho. E então o interesse por luthieria foi aumentando. Com isso comecei a contribuir mais e mais na manutenção e na fabricação dos instrumentos dele. Na época, meu irmão recebia pessoas importantes da música brasileira, como: Beto Guedes, Lô Borges, integrantes do Jota Quest, Tia Anastácia, Pato Fu e vários outros que presenciei. Trabalhei com ele em vários instrumentos desses músicos. E começamos a perceber que o resultado estava sendo positivo.
Os anos foram passando, começamos a dar assistência para várias lojas, várias empresas, inclusive para a Crafter (empresa multinacional de instrumentos). Depois de anos trabalhando para essa empresa, veio uma proposta para juntos lançarmos uma nova marca no mercado, o convite veio do representante da Crafter em Minas Gerais. A sociedade aconteceu, formada por mim, meu irmão e o representante da Crafter. E então surgiu uma nova empresa de instrumentos musicais, chamada FOX. Trabalhamos muitos anos com essa marca, comercializando instrumentos pelo Brasil inteiro, para vários músicos e várias lojas.
Depois de muitos anos com a FOX, decidi sair da sociedade por algumas divergências de ideias, porém continuei com a mesma profissão, confeccionando e dando manutenção em instrumentos musicais. Criei então a marca KOYOTT, na qual até hoje estou na ativa atendendo meus clientes com toda dedicação e sempre procurando deixá-los cada vez mais satisfeitos.